1º de abril!


Quem nunca caiu ou mesmo fez alguma brincadeira no dia no dia 1º de abril?




O dia 1º de abril é, em boa parte do mundo, considerado como o dia da mentira ou dia dos tolos, mas você sabe o porquê disso?

A origem do dia da mentira é bem antiga, uma das explicações mais populares para ela diz que tudo começou na França, no século XVI. Nessa época, ainda utilizava-se o calendário juliano, que marcava o inicio do ano no dia 1º de abril, até que no final do século foi-se instituído o calendário gregoriano (que marcam os dias como conhecemos hoje).

O calendário gregoriano não foi adotado imediatamente por todos, tendo sido adotado pelo rei da França, Carlos IX, apenas alguns anos mais tarde. Mesmo assim os franceses resistiram a essa mudança e continuaram a celebrar o ano novo em 1º de abril e com isso alguns gozadores começaram a ridicularizar esse apego ao antigo calendário, enviando presentes estranhos e convites para festas que não existiam aos apelidados de mentirosos e "bobos de abril".

Ainda existem outras teorias que dizem que essa tradição vem da Roma antiga, onde se costumavam pregar peças nas pessoas durante o equinócio da primavera ou que a verdadeira origem dela vem dos países nórdicos onde o dia 1º de Abril era considerado o dia do deus Loki (deus da travessura).

Hoje em dia, o 1º de abril é marcado por diversas brincadeiras, algumas famosas, como as brincadeiras da Google que já mudou o nome do Orkut para Yogurt, colocou o Youtube de cabeça para baixo e fez uma versão mapa do tesouro no Google maps, dentre muitas outras.



Fonte: ONYOU Cursos