Emmy 2014


Os maiores vencedores, as injustiças e muitos detalhes sobre a cerimônia que premia os melhores da TV




Acontecem muitas coisas nos bastidores de uma cerimônia de premiação, e o Emmy não deixa de ter suas curiosidades e peculiaridades. Confira abaixo uma lista com dez coisas que você (provavelmente) não sabia sobre a premiação dos melhores da TV:

1 - Visual

A estatueta do Emmy mostra uma mulher alada que segura um átomo, representando a arte e a ciência - assim como estabelece o nome de sua organizadora, a Academia de Televisão, Artes e Ciências. O design original, criado por Lou McManus com inspiração em sua esposa, foi a definido como o símbolo da premiação em 1948, depois que os membros da Academia já haviam rejeitado 48 outros desenhos.




2 - Nome

Depois de decidido o elemento visual, chegara a hora de escolher um nome. O fundador da Academia, Syd Cassyd, sugeriu Ike, remetendo ao iconoscópio, o primeiro instrumento utilizado em televisores para a conversão de impulsos elétricos em uma imagem óptica e vice-versa. À época, Ike era também o apelido de Dwight Eisenhower, veterano da Segunda Guerra Mundial e futuro presidente dos EUA. Com a necessidade de encontrar um nome que fosse menos conhecido, Harry Lubcke, o terceiro presidente da Academia, sugeriu Immy, um termo usado em referência a outro equipamento usado no televisor, o image orthicon. A modificação para Emmy veio pouco tempo depois, com a intenção de feminilizar o termo em referência à estatueta.


3 - Medidas

A estatueta do Emmy é fabricada pela empresa R.S. Owens em Chicago, é feita de cobre, níquel, prata e ouro, pesa pouco mais de 3kg e é manuseada somente com luvas brancas para evitar que fiquem com impressões digitais. Todo ano são feitas por volta de 700 estatuetas para a Academia, que encomenda algumas a mais para o caso de haver empate em alguma das categorias. Se elas não são usadas, ficam guardadas para a premiação do ano seguinte.


4 - Indicações

O processo de inscrição para as indicações ao Emmy é simples: o próprio ator ou algum produtor da série deve enviar os dados do indicado dentro do prazo, que nesse ano foi até 25 de abril. São elegíveis para indicação séries e episódios exibidos entre 1º de junho de 2013 a 31 de maio de 2014 - salvo raras exceções.

Cada ator pode ser indicado por seu trabalho em apenas um episódio, enquanto uma série deve enviar seis episódios para que os membros votantes da academia possam se familiarizar com o trabalho e fazer sua escolha. O curioso aqui é que as séries podem ser indicadas na categoria que preferirem sendo, é claro, que condiga com seu tema principal. Os atores devem seguir nos passos de seu programa, seja ele comédia, drama ou minissérie.


5 - Daytime e Primetime

A premiação que assistimos anualmente na TV é referida comumente somente como Emmy. No entanto, existem dois eventos que premiam as diferentes faixas horárias da TV - enquanto o Primetime abrange o horário nobre, das 18h às 2h; o Daytime engloba a "manhã", indo das 2h às 18h.




6 - Maiores vencedores

As séries mais bem sucedidas na premiação até hoje são: Saturday Night Live como programa mais indicado e mais premiado; Frasier levou mais prêmios por comédia com 37 estatuetas, mas 30 Rock foi a mais indicada em um único ano, com 22 aparições. Frasier, no entanto, foi a única série até hoje a receber uma indicação por cada temporada na categoria de melhor série cômica; na categoria de drama, um empate: Hill Street Blues e The West Wing, ambas com 26 prêmios, são as vencedoras; enquanto NYPD Blue fica no primeiro lugar de mais indicada em um único ano, com 27 aparições; The West Wing aparece novamente quando o assunto são indicações para sua temporada de estreia, com nove aparições na lista - e nove prêmios!


7 - Os injustiçados

Eles nunca levaram nenhum prêmio, mas foram indicados várias vezes: Curb Your Enthusiasm recebeu sete indicações a melhor série cômica, mas nunca levou o prêmio; enquanto na categoria de drama, a maior injustiçada é St. Elsewhere, com seis aparições na lista e nenhuma vitória.


8 - Survivor

A categoria mais recente na premiação é a de melhor apresentador de reality show, que foi criada há apenas seis anos. Jeff Probst, o apresentador de Survivor, levou a estatueta nos primeiros quatro anos, perdendo o posto em 2012 para Tom Bergeron, de Dancing with the Stars.


9 - Veterana

Betty White é a única mulher a ter sido indicada e ter levado o prêmio em todas as categorias de comédia na premiação: melhor atriz em série cômica, melhor atriz coadjuvante em série cômica e melhor atriz convidada em série cômica - um deles por ter apresentado um episódio de Saturday Night Live, sendo também a pessoa de mais idade a fazer o trabalho.


10 - 25 anos depois

Os Simpsons já está no ar há 25 anos e foi indicada como melhor série animada por quase todas as temporadas - com exceção de 1994, 1995 e 2014. O motivo da animação da família amarela ter ficado de fora da premiação em 94 e 95 foi a mudança de regras da Academia, que permitiria que Os Simpsons concorresse pela primeira vez como melhor série cômica - o problema foi que os membros votantes preferiram os programas com atores reais em tela. Depois do incidente, os produtores decidiram voltar a nomeá-la somente para melhor animação, fazendo de 2014 o primeiro ano que a série ficou de fora por demérito, não tendo sido indicada pela baixa de votos.



Fonte: Omelete