Livros Gratuitos


Os melhores acervos gratuitos da internet




A lista, com certeza, deve ser até extensa, os melhores acervos de livro à disposição de um click - quem vive fuçando a internet encontra maravilhas, basta investir tempo e confirmar. Mas aqui se dá destaque a acervos selecionados por quem trabalha há anos em bibliotecas de São Paulo, algumas delas instaladas em instituições de ensino de renome na metrópole; ou destacados no "Guia dos Acervos e Bibliotecas Digitais", criação do governo do Estado de S. Paulo. São, portanto dicas consagradas no dia a dia dos especialistas e que servem de referência a professores, pais e alunos interessados em pesquisas de qualidade, seja qual for o tema.

Para ler, clique nos itens abaixo:

1. PREFEITURA DE SÃO PAULO

Dá acesso ao Catálogo Online, que permite a pesquisa de livros em todas as bibliotecas públicas da cidade de São Paulo; e também à Bibliografia Brasileira de Literatura Infanto-Juvenil, um dos mais importantes acervos do País em literatura para jovens e crianças, com resenhas que auxiliam pais e professores na escolha de títulos.


2. BIBLIOTECA VIRTUAL

O acervo da Biblioteca Virtual tem informações sobre o estado de São Paulo, da indústria ao turismo, além do acesso a cursos gratuitos (inglês, por exemplo); na janela Especiais, destacam-se temas de procura comprovada, caso do Guia da Pesquisa Escolar , que indica fontes de informação na internet de acordo com a disciplina escolar.


3. DOMÍNIO PÚBLICO

Disponibiliza, na íntegra, obras da literatura em língua portuguesa que já caíram em domínio público. De Machado de Assis a Fernando Pessoa. Também há opções de literatura infantil. Acesse aqui.


4. ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR

Acervo Histórico do Livro Escolar tem mais de cinco mil volumes, de manuais das disciplinas escolares a literatura, entre outros. Material de grande utilidade seja qual for o nivel de ensino, incluindo técnico e cursos de formação de professor.


5. BIBLIOTECA MONTEIRO LOBATO

Acesso ao site da Biblioteca Municipal Infanto-Juvenil Monteiro Lobato, em São Paulo. É outro modo acessar os acervos de todas as bibliotecas públicas da cidade.


6. DA ESCOLA DA VILA

Link que dá acesso à biblioteca da Escola da Vila, em São Paulo. Destaque para o acervo de títulos disponibilizado para pesquisa, as indicações de leitura e o Catálogo Literário dos Contos de Andersen, realizado por alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Atenção: este acervo de livros está em período de transição (mudança de programa na internet), o que pode afetar a navegação temporariamente. Quando concluído, irá permitir a consulta à coleção de livros de Educação e de Literatura para Crianças e Jovens, acervos dos mais importantes da biblioteca da Escola da Vila.


7. BIBLIOTECA NACIONAL DIGITAL DO BRASIL

Acesso à Biblioteca Nacional Digital do Brasil. Inúmeros links de interesse, caso da Hemeroteca (coleção de jornais e revistas que contam a história do nosso País, de exemplares raros do século 19, caso de a "Gazeta do Rio de Janeiro", à primeira publicação infanto-juvenil brasileira, o "Tico-Tico", por exemplo) e da World Digital Library (Biblioteca Digital Mundial), que disponibiliza a pesquisa de documentos raros - caso das 1200 fotografias doadas por D. Pedro II à Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.


8. LIVRO FALADO

Link do site que disponibiliza o áudio de títulos de renome da nossa literatura (de Ziraldo a Jorge Amado, entre outros). Para deficientes visuais - e não só.


9. GUTENBERG

A mais antiga biblioteca digital da internet tem uma versão em português. A biblioteca Gutemberg foi criada por estudantes da Universidade de Illinois (EUA), nos anos 70. Acesso gratuito a mais de 30 mil livros eletrônicos.


10. INSTITUTO CAMÕES

Instituto Camões tem o mais importante acervo de livros na internet de Portugal. Coleções de histórias infantis, literatura, música etc. Basta fazer a consulta por tema ou autor - e, gratuitamente, "descarregar", como se diz por lá.


11. DIGITAL COMIC MUSEUM

Digital Comic Museum é o nome do museu de histórias em quadrinhos mais famoso da internet. Acesso a HQs que já caíram em domínio público, com edições dos anos 20 a 70. Em inglês.



Fonte: Educar Para Crescer - Abril